São pequenas capelas construídas nos séculos XVIII e XIX. Têm utilização durante a Semana Santa, quando são abertas para reviverem os passos da Paixão de Cristo. A cerimônia é acompanhada por orações e cantos religiosos. Ouro Preto possui vários passos, destacaremos alguns.
Passo do Pretório (ou Antônio Dias): localizado na parte baixa da rua Cláudio Manuel. Do local se tem uma bela imagem da igreja de Santa Efigênia e do casario do bairro Antônio Dias. Em frente está o belo chafariz do Antônio Dias.
Passo da Coroação: espremido entre o casario da fervilhante rua São José, próximo ao local onde se encontrava a casa do alferes Tiradentes.
Passo Ponte Seca: o conjunto cênico do qual faz parte é muito belo. Fica próximo à ponte cujo riacho foi canalizado, daí seu nome. Em frente a ele está a casa onde provávelmente morou a amante de Tiradentes.
Passo da Flagelação: localizado no início da rua Getúlio Vargas.
Boa noite. Há uma pequena capela assim que se atravessa uma pequena ponte depois da Igreja do Pe. Faria, na Rua de Santa Rita. Qual o nome desta capela? Quero aproveitar a oportunidade para dizer que me "senti em casa" em Ouro Preto, parece Olinda-PE e Paraty-RJ...
ResponderExcluir