Igreja de Nossa Senhora do Rosário

sábado, 25 de outubro de 2008

A igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Largo do Rosário, é considerada por especialistas como a representação máxima da expressão do barroco colonial mineiro.

Não se sabe ao certo qual foi o ano do inicio de sua obra, mas através de documentos sabe-se que no ano de 1762 sua construção encontrava-se bastante adiantada, informação esta baseada no testamento de José Pereira dos Santos.

A obra é de responsabilidade da irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que realizou a construção de uma rua (hoje rua Getúlio Vargas) para a passagem da procissão do “Triunfo Eucarístico", realizada na cidade em 1733.

Devido a este benefício proporcionado à Vila Rica, a Irmandade adquiriu em troca o consentimento de uma ampla área para a construção da Igreja. Esta teria sofrido influência das igrejas de São Pedro dos Clérigos das cidades do Porto e Rio de Janeiro e da igreja de San Carlo Alle Quattro Fontane, de Francesco Boromini.

Possui um traçado circular, imponente, destacando-se na paisagem ouropretana com grande relevância.

Foi nesta capela que Chico Rei (rei africano), juntamente com seus patrícios surpreendeu Ouro Preto ao aparecer diante da capela com um vestuário extraordinário, e dançou o Congado, dança esta criada por ele.

Segundo descrição do IPHAN, “a obra é composta por planta elíptica, com corredores em torno da capela-mor e sacristia quadrangular na extremidade. O frontispício cilíndrico apresenta três arcos no primeiro pavimento, três portas sacadas no segundo, e, como coroamento, um frontão trilobado. O uso da cantaria se manifesta nas arcadas, entablamento, frontão, consolos e coruchéis que, em contraste com o branco do frontão e da cimalha que arremata o entablamento proporciona um efeito grandioso ao frontispício... “.

“Internamente a monumentalidade é conferida pelos elementos arquitetônicos, como as pilastras toscanas que delimitam o espaço interno da nave. Já os altares, executados entre 1784 e 1792, por Manuel Velasco e José Rodrigues da Silva, são de uma simplicidade extrema, predominando o aspecto pictórico. Em número de seis, estão sob a invocação dos santos da Irmandade de Rosário dos Pretos. Quanto à imaginária, as imagens de Santo Antônio da Núbia e São Benedito são atribuídas ao Padre Antônio Félix Lisboa, meio-irmão do Aleijadinho, mas sem prova documental".

Fonte: IPHAN

2 comentários:

Blog Do Doido disse...

muito legal interesante me ajudou bastante com o trabalho de artes !!
obg

Blog Do Doido disse...

muito legal interesante me ajudou bastante com o trabalho de artes !!
obg

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital