Igreja de Santa Efigênia (Nossa Sra. dos Pretos do Alto da Cruz)

sábado, 25 de outubro de 2008

A igreja de Santa Efigênia foi construída no ano de 1736, mas a arrematação de sua construção só se deu no ano de 1785. Vários artistas trabalharam na obra, fato este comprovado em documentos e registros do santuário. Entre eles estão os nomes de Manoel Francisco Lisboa, Francisco Xavier de Brito, Manuel Gomes da Rocha, e o arrematante da obra, Antônio Coelho da Fonseca.

A igreja merece uma atenção histórica especial por tratar-se da célebre Igreja de Chico Rei, rei Africano que foi trazido ao Brasil na condição de escravo. Conta a história que foi Chico Rei, devoto da Santa Efigênia, quem mandou erguer um templo em culto à santa... uma igreja no alto do morro para ser vista por todos! As divisas para que a obra pudesse ser arrematada foram obtidas através do ouro extraído de uma mina arrendada por ele. Chico Rei utilizava-se do ouro retirado da mina para alforriar seus súditos.

Uma curiosidade do atrativo é a presença de um relógio em sua torre direita e somente um esboço do objeto na outra torre. A localização do templo é estratégica, no alto de um morro no bairro do Padre Faria o que proporciona o desfrute de uma bela paisagem de Ouro Preto.

0 comentários:

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital