Casario Histórico

sábado, 25 de outubro de 2008

Casa de Bernardo Guimarães

É uma construção do século XIX, mas não há documentação que esclareça sobra a data precisa em que a residência foi erguida ou referente aos executores e responsáveis por ela.
Foi construída utilizando-se alvenaria de pedra, de tijolos e de adobe.
Localização: Rua Alvarenga, 794, Cabeças


Sobrado das Lajes

Também conhecido como Solar dos Nobres. Por suas características arquitetônicas pode ser considerado como sendo uma edificação do final do século XVIII ou princípio do século XIX.
Os materiais utilizados na sua construção foram a alvenaria de pedra, taipa de pilão e madeira. É um sobrado imponente, sendo sua entrada feita por um grande portão em arco batido e cimalha trabalhada. As sacadas existentes em seu pavimento superior possuem piso de pedra e parapeito de ferro fundido. Não é aberta para visitação.
Localização: Rua Conselheiro Quintiliano, 627, Lajes

Clube XV de Novembro

Esta edificação, hoje sede do Clube XV de novembro, é o antigo “Solar da Família Ferrão”. A primeira referência que temos, sobre esta residência, provém do testamento de dona Francisca de Seixas da Fonseca, em 1767, e, após o seu falecimento, este imóvel, foi referido no inventário. Todavia, existem opiniões divergentes quanto à identificação do imóvel, que é referido no documento citado.
Durante os anos de 1948, 1949,1953,1954 e 1955 foram feitas algumas obras de reparo, reforma do telhado e caiação do prédio. Um detalhe interessante, e que ornamenta o aspecto exterior desta residência, é o fato de estar colocado, em seu muro de esquina, o Chafariz de Marília.
Localização: Rua Santa Efigênia, 26, Antônio Dias

Casa de Cláudio Manoel da Costa

Segundo ficha histórico-analítica do SPHAN, pelo menos os dois blocos principais da residência foram construídos em meados do século XVIII, enquanto o terceiro bloco seria uma construção anterior.O entorno da casa é de laje e pé-de-moleque. No interior existe um pátio de serviços de forma retangular e, a sua esquerda encontra-se um jardim.
Com a prisão do inconfidente Cláudio Manoel da Costa, a casa passou às mãos do governo português e foi arrematada por Diogo Pereira de Vasconcelos e depois serviu de moradia ao Presidente da Província Bernardo Vasconcelos, hoje é residência particular.
Localização: Rua Carlos Tomás, 6, Antônio Dias

Nota: A beleza dos casarios em Ouro Preto é notória, basta caminhar e apreciar. São muitos, nem todos com registro histórico documentado.

0 comentários:

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital