Estação Ecológica do Tripuí

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Estação Ecológica do Tripuí é considerada um dos locais mais antigos da história colonial de Minas Gerais. No vale do Ribeirão do Tripuí foram achadas as primeiras amostras de ouro e, em suas proximidades, são encontrados indícios da estrada real, que leva à cidade de Ouro Preto.

Além de sua importância para história de Minas Gerais e do Brasil, o parque é uma importante reserva ecológica que preserva o Peripatus Acacioi, um invertebrado remanescente do período pré-histórico.

Este raro animal é a razão da criação desta Estação Ecológica. O Tripui abriga também 16 espécies em extinção, 258 aves, 11 tipos de anfíbios, 51 cobras sendo 5 espécies venenosas e mamíferos.

A reserva é ideal para quem gosta da prática de caminhadas ecológicas, pois possui uma temperatura amena entre 14º e 19º, além de uma belíssima paisagem com muito verde, quedas d’águas e, é claro, muitas histórias. Atualmente vivem na reserva em torno de dez famílias, que contribuem para a preservação da natureza e cultura local. Este local não recebe turistas e está aberto à visitação para escolas e grupos somente mediante autorização prévia. Agendar com no mínimo 20 dias de antecedência. Contato em Belo Horizonte pelo telefone (31) 3295-7005.

0 comentários:

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital