Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas
sábado, 25 de outubro de 2008
Esse museu, na realidade, engloba 7 setores cujos acervos são extremamente ricos. Esses setores são: Mineralogia, História Natural, Metalurgia, Eletrotécnica, Desenho, Topografia e Astronomia.
Setor de Mineralogia - Museu Claude Henri Gorceix
Seu acervo praticamente começou a ser constituído a partir da própria implantação da Escola, em 1876, pelo eminente cientista francês Claude Henri GORCEIX. O museu encerra hoje mais de 20000 amostras minerais, procedentes de todas as partes do mundo, em grande parte, fruto da doação de professores e ex-alunos da Casa. Muitas dessas amostras são raras e de extrema beleza. Em 1984 foi inaugurada uma nova sala, especialmente preparada para abrigar o museu, com iluminação especial, a fim de realçar e valorizar as características dos minerais expostos.
Setor de História Natural - Museu Prof. Moacyr do Amaral Lisboa
O Museu de História Natural também se iniciou com algumas peças trazidas da França por GORCEIX, no fim do século passado. Seu acervo foi amplamente enriquecido a partir dos anos 40, graças, sobretudo, ao trabalho e dedicação do Prof. Moacyr do Amaral Lisboa que cuidou também do ordenamento e classificação de todo o material existente, que inclui mamíferos e aves empalhados, répteis, anfíbios, peixes, moluscos atuais e fósseis, bem como um herbário com mais de 5000 espécies catalogadas.
Setor de Metalurgia - Museu Prof. Augusto Barbosa da Silva
O Museu de Metalurgia foi criado recentemente. Nele, deparamos com a verdadeira história da evolução da Metalurgia, retratada através de painéis com fluxogramas ilustrativos de diversos processos metalúrgicos, maquetes de fornos e equipamentos utilizados na extração e transformação dos metais e até mesmo um dos primeiros fornos elétricos da América Latina para a produção de aço e ferro-ligas, posto a funcionar em 1902 pelo ilustre Prof. Augusto Barbosa da Silva.
Setor de Eletrotécnica - Museu Prof. Walter José von Krüger
O acervo do Museu de Eletrotécnica encerra mais de 400 peças, utilizadas nas aulas práticas dessa disciplina desde o século passado. O visitante terá, assim, a oportunidade de ver a evolução tecnológica desse importante ramo industrial. Dentre outras curiosidades, destaca-se o primeiro gerador de luz elétrica da Praça Tiradentes e Escola de Minas.
Setor de Desenho - Museu Prof. Paulo Andrade M. Gomes
Nesse museu o visitante terá a oportunidade de ver um grande número de antigos instrumentos de desenho, hoje em desuso, em face dos modernos recursos disponíveis graças ao advento dos computadores. Destacam-se no acervo vários tipos de pantógrafos, planímetros, um amplo conjunto de modelos em gesso e madeira utilizados outrora nas aulas práticas de desenho a mão livre e um belo conjunto de tira-linhas para diferentes finalidades, com cabos de marfim.
Setor de Topografia - Museu Prof. Antônio Pinheiro Filho
Uma completa coleção de equipamentos topográficos pode ser vista nesse museu. Destacam-se declímetros, clisímetros, clinômetros, um basímetro italiano, do início do século, com estrutura de madeira e um amplo conjunto de teodolitos e níveis, desde os mais primitivos, aos mais modernos. Lá possui um teodolito de procedênca inglesa, fabricado por L. Casella.
Setor de Astronomia - Museu Prof. Fausto Alves de Brito
Tal qual o Setor de Topografia, o Museu de Astronomia também permite ao seu visitante um longo passeio através da história e evolução dos equipamentos utilizados nas observações astronômicas ao longo do tempo. Podem ser vistas várias lunetas, sextantes, um teodolito alta azimutal, globos lunar e de Marte, datados de 1718 e muitas outras curiosidades científicas.
1 comentários:
Gostaria de Saber se o dono desse blog é um morador de Ouro preto. Por favor prescizo urgente para um trabalho de escola fazer uma entrvista e algumas perguntas caso seja um morador.
Entre em contato o mais rápido possivel meu email/Msn é: Tatha.2007@hotmail.com
Obrigada pela compreensão Thamirys Dafne
Postar um comentário