Pontes

domingo, 26 de outubro de 2008

Não apenas minas de ouro, mas d'água também. Ouro Preto é terra de muitas nascentes. Rios, riachos e formosas pontes, caminhos sobre as águas. Arquitetura e romantismo. O espaço não seria suficiente para enumerar todas. Destacaremos algumas.

Antônio Dias: também conhecida por "dos Suspiros" ou "Marília". Data de 1755 e recebe este nome porque uniu o amor entre duas pessoas. Nela Tomás Antônio Gonzaga eternizou sua paixão avassaladora por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, relatada nas Liras como Marília de Dirceu. Tomás era Dirceu em seu amor proibido, depois de descoberto seu envolvimento com a Inconfidência Mineira. única ponte em estilo romano de Ouro Preto, com seu formoso mirante.

dos Contos: é de 1744 e recebe este nome por estar ao lado da Casa dos Contos, na rua São José. Foi construída em pedra e seu desenho veio de Lisboa.

Seca: tem esse nome porque o riacho que passava por ela foi canalizado. Ainda é possível distinguir os arcos, que foram preenchidos com pedras. Próxima a ela está a casa onde provavelmente morou a amante de Tiradentes.

do Pilar (1757): sobre ela passa a rua do Pilar, dando acesso ao Ludo Museu. Próxima à matriz N. Sra. do Pilar. Construída por ordem do Senado de Vila Rica. Corta o córrego Ouro Preto ou do Xavier.

0 comentários:

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital