Casarios

domingo, 26 de outubro de 2008

Casa de Cláudio Manuel da Costa: advogado predileto da elite da região. Também desempenhou funções públicas de destaque. Um dos principais nomes do movimento árcade no Brasil, cujo início foi marcado por uma obra sua (Obras Poéticas). Atribui-se a ele a autoria das "Cartas Chilenas", poemas que satirizavam os desmandos do governador Cunha Menezes. Suas ligações com a Inconfidência resultaram na sua prisão. Foi encontrado morto na cela, na Casa dos Contos. As autoridades alegaram suicídio(?).

Estação Ferroviária: prédio inaugurado por D.Pedro II em 1889. Atualmente abriga a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Praça Cesário Alvim.

Casa dos Inconfidentes: localizada no morro do Cruzeiro, foi provavelmente local de reuniões dos inconfidentes. Era propriedade do pai de José álvares Maciel, que devia muito à Fazenda Real. Maciel, por sua vez, dependia financeiramente do pai e se tornou um dos mais ativos articuladores do movimento. A construção abriga até hoje alguns móveis de época.

Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP): instituição criada em 1969 por iniciativa do poeta Vinícius de Moraes, do historiador Afonso ávila e da atriz Domitila do Amaral. Tem como objetivo promover e dar incentivo às atividades culturais e turísticas na cidade. Nesta casa funcionam a administração, biblioteca, cursos de história da arte e galeria.
Rua Getúlio Vargas 185.

Fórum: localizado na praça Reinaldo Alves de Brito, esquina com a rua Conde de Bobadela (rua Direita). Fica próximo à Casa e chafariz dos Contos.

Largo do Rosário: um passeio por este recanto de Ouro Preto é a exata tradução da engenhosidade da arquitetura barroca. Formas se sobrepõem, possibilitando a simbiose perfeita entre o relevo íngreme e os sobrados geminados. As estruturas são sólidas e ao mesmo tempo leves. Paus, pedras e metal combinam-se de forma extraordinária.

Casa da Câmara: faz parte do acervo paisagístico da praça Tiradentes. Em 1862 era propriedade do conselheiro José Pedro Dias de Carvalho. Foi adquirido para servir de Câmara, que funciona até hoje no prédio. Atualmente abriga também um posto de informações turísticas.

1 comentários:

Silvia Loose disse...

Olá, Cartas chilenas é do Tomás Antônio Gonzaga, não do Claudio Manuel da Costa como esta no texto.

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital