Minas de Ouro

domingo, 26 de outubro de 2008

Mina do Chico Rei (ou Encardideira): nela trabalhou a mítica figura de Chico Rei, aprisionado e trazido como escravo da áfrica junto com sua tribo. Conta a tradição que, após muito trabalho, conquistou sua liberdade e comprou a mina. Com o ouro retirado pagou a alforria de seus súditos, tornando-se uma pessoa respeitada na antiga Vila Rica. A igreja de Santa Efigênia foi construída com ouro desta mina. A Encardideira foi uma das maiores minas de ouro, com quilômetros de túneis.
Visita guiada. Entrada paga.
Rua Dom Silvério 108 (próxima à matriz N. Sra. da Conceição).
Horário: diariamente, das 8 às 18h.

Mina Fonte Meu Bem Querer: interessante mina que provavelmente pertenceu a Felipe dos Santos. Nela é possível constatar os veios de ouro e os vestígios de árvores (petrificadas) que existiram na região há milhões de anos. Entrada paga. Visita guiada.
Localização: próxima à capela do Padre Faria.
Horário: diariamente, das 8 às 18h.

Mina Velha: como o nome diz é uma das mais antigas minas de Ouro Preto (1704). Possui quilômetros de túneis, hoje em grande parte interditados, onde o turista pode perceber o esforço descomunal para se retirar o metal precioso da montanha. Pertenceu provavelmente a Felipe dos Santos. Pode-se ver também os veios de ocre (utilizado em pinturas) e malacacheta. é comum os moradores falarem que a cidade é um verdadeiro queijo suíço, em virtude das inúmeras minas e túneis secretos que cruzam o subsolo. Visita guiada. Entrada paga (R$5,00). Rua Santa Rita 21.
Horário: 8:30 às 17h.

1 comentários:

Jeferson Rosa disse...

A mina Jejê é a mesma coisa que a mina Fonte do Meu Bem Querer ou da Mina Velha? Ou é uma outra Mina que ninguém comenta?

www.flickr.com

  © Ouro Preto - Cidade Museu |Design by Emporium Digital